quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Simulado Prova para Professor CICLO I Marque apenas uma alternativa correta

SIMULADO PROVA PARA PROFESSOR CICLO I
MARQUE APENAS UMA ALTERNATIVA CORRETA


1. Uma professora coordenadora propõe aos seus professores, no HTPC, que analisem uma atividade de leitura de textos memorizados planejada para os alunos com hipóteses de escrita não alfabética, de uma turma de 2ª. série. Durante a discussão coletiva, ela reafirma a importância de os alunos participarem
sistematicamente de atividades de leitura. Ao concluir, propõe aos professores que, organizados em grupos, redijam uma lista de procedimentos didáticos para serem utilizados no planejamento e durante a realização da atividade em sala de aula. Em uma das listas produzidas, a professora coordenadora observa que há uma orientação inadequada. Assinale a alternativa que corresponde a esta inadequação.

A) As atividades de leitura, com foco na aquisição do sistema de escrita, devem garantir que os alunos utilizem, de forma integrada, as estratégias de leitura de: seleção, antecipação, inferência, decodificação e verificação.
B) Os textos selecionados para as atividades de leitura devem ser do conhecimento dos alunos, isto é, eles devem saber o que diz o texto. Os mais adequados são: as parlendas, adivinhas, quadrinhas,trava-línguas, cantigas, canções e poemas.
C) Para que possam realizar a atividade, é recomendável solicitar aos alunos que leiam o texto escrito na lousa, acompanhando a leitura em voz alta da professora, a fim de que possam memorizar a grafia convencional. Após a leitura, orientar para que copiem o texto no caderno, ajudando na fixação da grafia dessas palavras.
D) Quando as crianças ainda não sabem ler convencionalmente, deve-se oferecer textos de memória,
cuja tarefa é descobrir o que está escrito em cada parte, tendo a informação do que se trata o texto (por exemplo: “Esta é a música PIRULITO QUE BATE-BATE...”). Para isso é necessário ajustar
o falado ao que está escrito, verificando esse ajuste a partir de indícios (valor sonoro, tamanho das palavras, localização da palavra no texto...).

2. Desde o início do ano letivo, as crianças das 1as séries são convidadas a produzir textos mesmo quando não são capazes de grafá-los. Entretanto, algumas condições de produção precisam ser garantidas nas situações de ensino. Assinale a alternativa que corresponde aos procedimentos didáticos necessários para que os alunos sejam capazes de produzir bons textos.

A) Os alunos devem saber o texto de memória, de preferência a escrita convencional das palavras mais freqüentes; a produção deve ser realizada por partes, o professor pode ou não ser o escriba, um aluno recém-alfabético poderá substituí-lo nesta tarefa; durante a produção propor questões que permitam que as crianças reflitam sobre a linguagem escrita e quando o texto estiver concluído, providenciar cópias para todos os alunos colarem nos seus cadernos e levarem para casa.
B) A história a ser escrita deve ser bem conhecida do grupo; a produção deve ser realizada por partes; professor deve ser o escriba; durante a produção propor questões que permitam que as crianças
reflitam sobre a linguagem escrita e quando o texto estiver concluído, providenciar cópias para todos os alunos levarem para casa.
C) Os alunos devem saber o texto de memória, para que no momento da reescrita ditem à professora exatamente como se encontra no texto fonte; a produção deve ser realizada sem interrupções e concluída no mesmo dia; o professor deve ser o escriba; durante a produção propor questões que permitam que
as crianças reflitam sobre a linguagem escrita e quando o texto estiver concluído, providenciar cópias para todos os alunos levarem para casa.
D) A história a ser escrita deve ser bem conhecida do grupo; a produção deve ser concluída no mesmo dia; a professora deve revezar a escrita do texto com os seus alunos, independente de suas hipóteses de escrita; durante a produção propor questões que permitam que as crianças reflitam sobre a linguagem escrita e quando estiver concluído solicitar que as crianças copiem a produção no caderno de textos.


3. O documento “Diretrizes para o ensino de Língua Portuguesa – leitura, escrita e comunicação oral”, publicado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, estabelece expectativas de aprendizagem para os alunos do Ciclo I. Em relação à comunicação oral, espera-se que ao final da 4ª série os alunos sejam capazes de:
I – Participar de situações de intercâmbio oral que requeiram: ouvir com atenção, intervir sem sair do assunto tratado, formular e responder a perguntas justificando suas respostas, explicar e compreender explicações, manifestar e acolher opiniões, argumentar e contra-argumentar.
II – Planejar e participar de situações de uso da linguagem oral sabendo utilizar alguns procedimentos de escrita para organizar sua exposição.
III – Participar de situações de leitura nas quais tenha de repetir oralmente a história contada pelo professor.
IV – Participar de situações nas quais haja leitura coletiva de textos curtos expostos na lousa.
Assinale a alternativa correta:
A) I, II
B) II, III
C) II, IV
D) I, IV

4. A professora Silvana está com uma sala de 4ª série - PIC - Programa Intensivo no Ciclo e relatou que, uma vez por semana, realiza uma atividade com jornal na sala de aula com seus alunos. Propõe aos alunos que recortem as letras estudadas na semana. Na semana em que deu a atividade as letras estudadas eram L e M. Solicitou aos alunos que procurassem as letras no jornal e recortassem para que, em seguida, formassem as sílabas com as vogais já aprendidas.
Segundo a concepção de aprendizagem e o modelo de ensino que fundamenta o Programa Letra e Vida / Ler e Escrever da rede estadual de ensino do Estado de São Paulo, esse tipo de procedimento:
A) Não ajuda o processo de aprendizagem dos alunos em nenhuma série, pois não focaliza a diversidade de textos característica deste portador que, adequadamente utilizado, abre a possibilidade de favorecer o acesso dos alunos a uma variedade de formas da linguagem que se escreve.
B) É importante para os alunos do ciclo inicial, pois eles não conhecem o alfabeto e por meio dessas atividades, aos poucos, utilizam de maneira contextualizada todas as letras.
C) O uso do jornal deve ser incentivado durante as aulas. Essa é uma boa forma de os alunos terem acesso a esse portador de texto, pois já que ainda não lêem e não escrevem convencionalmente, eles podem, com vagar, ir lendo os textos.
D) É uma atividade inadequada apenas para a 3ª e 4ª séries, pois, nestas séries, espera-se que os alunos leiam os títulos, os textos argumentativos e saibam olhar o jornal de forma crítica.

5. Para que as expectativas de aprendizagem dos alunos em relação à ANÁLISE E REFLEXÃO SOBRE A LÍNGUA possam ser concretizadas, é necessário que se planeje e organize situações didáticas tais como:
A) Atividades de leitura para alunos que lêem convencionalmente, oferecendo textos de memória como parlendas, adivinhas, quadrinhas, trava-línguas e canções para que leiam em voz alta.
B) Atividades de escrita em que os alunos com hipóteses não alfabéticas sejam colocados para copiar os textos de memória da lousa ou do cartaz que a professora coloca na classe para que eles reflitam sobre o sistema de escrita.
C) Apresentação do alfabeto por partes. Cada dia a professora deve sortear uma letra para ser apresentada à classe e assim eles vão conhecendo a seqüência do alfabeto nomeando-o, quando necessário, em situações de uso.
D) Atividades de escrita em duplas em que os alunos com hipótese ainda não alfabética façam uso de letras móveis. A mobilidade deste material ajuda a pensar sobre a escolha de cada letra. É interessante
que o professor solicite que os alunos justifiquem suas escolhas para os parceiros.

6. A professora Adriana, da 1ª série, fez um ditado de números em sua turma e observou que uma aluna representou-os da seguinte forma:
510004100 para 5400
410001003 para 4103
1000200509 para 1259
2008 para 2008
54 para 54
A professora solicitou ajuda do professor coordenador para compreender o que estava acontecendo. O coordenador disse que, segundo a pesquisa de Lerner (1996):
A) As crianças produzem os números a partir do conhecimento que têm sobre os números exatos como dezenas, centenas e milhares e, principalmente, apoiadas na numeração falada.
B) As crianças, na produção da notação gráfica dos números, utilizam-se de muitos zeros, uma vez que sabem que os números ditados são muito grandes.
C) As crianças só conseguiriam escrever números que já tivessem sido trabalhados em sala de aula, como o 54 e o 2008.
D) É preciso primeiro trabalhar seqüência de números até 99, para ir progressivamente avançando na produção de escritas de números grandes.

7.Segundo Cecília Parra (1996), uma justificativa para o ensino do cálculo mental é de que este colabora na ampliação do conhecimento do campo numérico. Assim, se o aluno é colocado diante de uma situação em que precise realizar cálculos utilizando suas próprias estratégias, será possível colocar em jogo as propriedades das operações. Dessa forma, para resolver 35 x 12 poderá pensar:
(30 x 10) + (30 x2) + (5x10) + ( 5 x 2)
300 + 60 + 50 + 10
300 + 60 + 60
300 + 120
300 + 100 + 20
400 + 20 = 420
Isso quer dizer que:
A) Faz-se necessário um trabalho anterior em que se explicite as propriedades das operações.
B) Os alunos precisam dominar, anteriormente ao ensino do cálculo mental, os fatos fundamentais tanto da adição como da subtração.
C) O cálculo mental envolve cálculo rápido e não se deve utilizar lápis e papel.
D) O cálculo mental é uma via de acesso para a compreensão e construção de algoritmos.

8. A Proposta Curricular é um documento que se organiza em torno de um objetivo central: subsidiar todos os envolvidos no processo de ensino da Língua Portuguesa ( Leitura, escrita e Comunicação Oral) para sistematizar os conteúdos de ensino mais relevantes a ser garantidos ao longo das quatro séries do Ciclo I do Ensino Fundamental.
Outro propósito importante deste documento é:

A) Contribuir para a reflexão e discussão dos professores.
B) Propor que os professores utilizem deste documento para copiar seu plano de aula.
C) Contribuir para a reflexão e discussão dos professores com a indicação do que os alunos deverão aprender progressivamente, durante as quatro séries do Ciclo I.
D) Que se deve ensinar os alunos a ler, escrever, produzir textos e calcular as quatro operações.

9. Qual é o papel social da escola em relação as práticas de leitura e escrita:

A) Propor aos alunos acesso a jornais e revistas.
B) Incentivar os alunos a fazer reescrita de contos de fada.
C) Propor aos alunos acesso aos mais variados gêneros, identificar e refletir sobre os seus diferentes usos sociais, produzir textos.
D) Utilizar da sondagem como um diagnóstico para detectar alunos com problemas de aprendizagem.

10. A língua é um sistema discursivo, que se organiza no uso e para o uso escrito e falado, sempre de maneira contextualizada.
No entanto, uma condição básica para ler e escrever com autonomia é a apropriação do:

A) Incentivo à leitura.
B) Texto e contexto.
C) Sistema de escrita.
D) Modelo de ensino.

11. O ensino da Língua nas quatro primeiras séries da escolaridade deve garantir que, no decorrer do Ciclo I, os alunos se tornem capazes de:

A) Integrar uma comunidade de leitores, compartilhando diferentes práticas culturais de leitura e escrita.
B) Ler diferentes textos, adequando a modalidade de leitura a diferentes propósitos e às características dos diversos gêneros.
C) Escrever diferentes textos selecionados os gêneros adequados a diferentes situações comunicativas, intenções e interlocutores.
D) Todas as alternativas são corretas.

12. Expectativas de Aprendizagem – Matemática, os alunos ao final da 1a série do Ciclo I, deverão ser capazes de:

A) Números – utilizar para expressar quantidades de elementos de uma coleção e para expressar a ordem numa seqüência.
B) Números – ler , escrever, comparar e ordenar números pela compreensão das características do sistema de numeração.
C) Números – contar em escalas ascendentes a partir de qualquer número natural dado.
D) Números – compreender e utilizar as regras do sistema de numeração decimal.

13.A Professora Silvana da 4a série F, colocou na lousa a seguinte atividade para os seus alunos:

Complete texto utilizando números que mais se adequarem ao contexto.
“ No dia _____ do mês ____________ do ano ______ começou o campeonato esportivo da nossa escola.
Foram _____- dias de campeonato com ______ modalidades esportivas.
Participaram do evento ____ equipes masculinas e ____ equipes femininas. Os ____ alunos da nossa turma fizeram bonito no campeonato: o grupo dos meninos ganhou ____ jogos e o grupo das meninas ganhou _____ jogos.
O encerramento do campeonato foi uma festa linda, aberta para os pais e para a comunidade, da qual participaram mais de ____ pessoas.”

Esta atividade é:
A) Uma atividade para compreender que os números podem ser utilizados em diferentes contextos.
B) Uma atividade que se faz o uso de cédulas e moedas.
C) Uma roda de contagem.
D) Uma atividade para entender a ordem crescente e ordem decrescente.

14.O ensino de Matemática nas quatro primeiras séries da escolaridade deve garantir que, no decorrer do Ciclo I, os alunos se tornem capazes de:

A)Interagir com seus pares de forma cooperativa na busca de soluções para situações-probelma respeitando seus modos de pensar e aprendendo com eles.
B) Compreender que os conhecimentos matemáticos são meios para entender a realidade.
C) Resolver situações problema, a partir da interpretação de enunciados orais e escritos.
D)Todas as alternativas estão corretas.

15.Expectativas de Aprendizagem – Língua Portuguesa – Os alunos, ao final da 2a série do Ciclo I, deverão ser capazes de:

A) Reescrever – ditando para o professor ou colegas.
B) Reescrever , de próprio punho, histórias conhecidas.
C) Reescrever e/ou produzir textos de autoria, com o apoio do professor.
D) Reescrever e/ou produzir textos de autoria utilizando procedimentos de escritor.

16. Na sala da Professora Márcia ainda tem alunos com hipótese silábica sem valor e com valor, quais são as condições que a professora deve criar para atender o maior número possível de alunos com dificuldades.

A) De posse das sondagens realizadas e da comparação dos resultados, identificou os alunos que necessitam de mais ajuda.
B) Organizou as duplas de modo que os dois parceiros estejam razoavelmente próximos em relação às hipóteses de escrita.
C) Organizou a classe de modo a deixar os alunos que mais necessitam de ajuda mais perto dela.
D) Todas as alternativas estão corretas.

17- No HTPC do Ler e Escrever a Professora Marli perguntou aos seus colegas quais as situações que a rotina deve contemplar.
Assinale a alternativa correta:

A) Leitura de textos literários e assistir o filme do Chapeuzinho
Vermelho.
B) Análise e reflexão sobre o sistema de escrita e sondagem.
C) Leitura de textos literários, análise e reflexão sobre o sistema de escrita, leitura pelo aluno, escrita ou reescrita, atividades de comunicação oral.
D) Leitura de textos literários, análise e reflexão sobre o sistema de escrita, leitura pelo aluno, atividades de comunicação oral.

18- Na avaliação das aprendizagens em relação as expectativas de aprendizagens os alunos deverão ser capazes de apreciar textos literários e o professor deve observar se os alunos:

A) Escuta atentamente e faz comentários sobre o texto lido, os personagens e os cenários.
B) Prestam atenção no texto e não faz inferências.
C) Ouvem a leitura mas não buscam pistas no próprio texto.
D) Nenhuma das alternativas.

19- A Professora Ana Paula da 2ª série B, está preocupada com o rendimento da sua sala de aula, pois ainda tem alunos na hipótese sem valor sonoro.
Conversando com a professora Sandra da 1ª série C que não tem mais alunos nesta hipótese, a professora Sandra sugeriu intervenções que favorecem avanços para os alunos.
Assinale a alternativa correta:

A) O espaço da sala de aula e a oferta de materiais escritos de qualidade, intervenções.
B) Participação em atividades de leitura e escrita, trabalho em duplas.
C) Leitura de acordo com o que sabem sobre as letras e a escrita segundo as próprias hipóteses, questionamentos.
D) Todas as alternativas estão corretas.

20- Para elaborar a rotina de sua classe, a professora Rilvia da 4ª série G _ PIC, tem que ter a clareza das modalidades organizativas.
Assinale abaixo a alternativa correta:

A) Os projetos, as atividades seqüenciadas, as atividades permanentes e as ocasionais.
B) As atividades permanentes.
C) Os Projetos.
D) As atividades seqüenciadas e ocasionais.

32 comentários:

  1. OLÁ PROFESSOR!!!! TUDO BEM???? GOSTARIA DE SABER SE PODE ME MANDAR AS RESPOSTAS DO SIMULADO DO CICLO I E CICLO II... DESDE JÁ AGRADEÇO...BEIJOS
    MEU EMAIL É : d-re-massa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. ola gostaria de receber as respostas do simulado de 03/12/2009 obrigada meu e-mail : silvia_polizelli@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. OLÀ PROFESSOR GOSTARIA DE RECEBER AS RESPOSTAS DO SIMULADO DO CICLO I
    wan.mendes@hotmail.com obrigado

    ResponderExcluir
  4. TUDO BEM PROFESSOR? OBRIGADA PELO APOIO GOSTARIA DE RECEBER AS RESPOSTAS...ABRAÇOS MEU EMAIL :inbbarros@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. jÁ RESPONDI AS QUESTÕES, ALIÁS MUITO BEM FORMULADAS, ADOREI. pRECISO DO GABARITO PARA CONFERIR!email nilsevcamilo@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Olá professor, gostaria de receber o gabarito do ciclo 1. Desde já, agradeço. Meu e-mail: Joao_1998@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. gostaria de reseber o gabarito do ciclo 1 .reginacruz1979@hotmail.com. neste mail. Eu agradeço.regina

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde, Prof° eu preciso urgente do gabarito da prova simulado do PEB I
    forte abraço, fico no aguardo.
    eliana_bev@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde professor estou estudando para o concurso publico e gostaria de saber se você tem algum site em que possa fazer o simulado do magisterio, gostaria de ter o gabarito desse simulado meu e-mail julianarobastos@yahoo.com.br
    um forte abraço.

    ResponderExcluir
  10. ola me mande as respostas no meu email karimarques_@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. ola professor, gostei muito do simulado, gostaria que vc me enviasse as respostas para eu conferir.. meu email anamaria.sso@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde professor,
    Gostaria de receber o gabarito deste simulado.
    betariera@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Boa noite professor,
    Tudo bem?
    Gostaria de receber o gabarito desde simulado.
    Desde já agradeço.
    sandrinha.mnk@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Olá professor, gostaria de receber o gabarito do ciclo 1. Desde já, agradeço. Meu e-mail: joluca_22@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Olá professor, por favor se possível envie para mim o gabarito do simulado do ciclo 1. Obrigada!!!!
    terraralf@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. Olá professor, sou coordenadora pedagógica, e gostei muito das perguntas, e gostaria de receber os gabaritos tanto do ciclo I QUANTO DO CICLO II,para uso em HTPC da minha escola, desde já agradeço a atenção.Meu e-mail - debora_amoreira@hotmail.com
    Coordenadora Pedagógica Débora

    ResponderExcluir
  17. Professor gostaria de obter as respostas do simulado.
    Antecipadamente agradeço.
    email - u_mbe@hotmail.com
    Umbelina

    ResponderExcluir
  18. JÁ RESPONDI AS QUESTÕES, ADOREI. Presiso do gabarito para conferir minhas respostas (tianielly@hotmail.com)
    obrigada!!!

    ResponderExcluir
  19. olá professor , gostaria de receber o gabarito pra checar as respostas... obrigada
    email: lynereis@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Gostaria de receber os gabaritos dos simulados .Email- ivetegp@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  21. Gostaria de receber os gabarito dos simulado com urgencia pois farei a seletiva dia 27/ 01/ 2013 obrigada

    ResponderExcluir
  22. Otima a prova, pode mandar o gabarito?
    rokids2011@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. gostei...parabéns...pode mandar o gabarito por favor? lilamar.sossai@gmail.com

    ResponderExcluir
  24. Ótimo, me manda o gabarito por favor! obrigada.
    adriana.pereira43@gmail.com

    ResponderExcluir
  25. Olá Professor, poderia me mandar o gabarito! Meu email é vmcardenuto@live.com

    ResponderExcluir
  26. alguém tem o gabarito para mim passa meu email e
    Azevedo.samila@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  27. por favor, me envie o gabarito... shisantos12@ig.com.br

    ResponderExcluir
  28. Gostei, muito bom, pode me enviar o gabarito, ficarei muito grata....mariatesqui@hotmail.com

    ResponderExcluir
  29. oi,boa noite! por favor,me envie o gabarito.
    obrigada..
    gracielabuso@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  30. Boa Tarde! Já respondi as perguntas, gostaria do gabarito, por favor!
    simone_buglio@yahoo.com.br

    ResponderExcluir