quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

ASSMANN, Hugo METÁFORAS NOVAS PARA REENCANTAR A EDUCAÇÃO EPISTEMOLOGIA E DIDÁTICA

METÁFORAS NOVAS PARA REENCANTAR A EDUCAÇÃO EPISTEMOLOGIA E DIDÁTICA

Hugo Hassmann

RESENHA


O autor inicia sua obra, analisando os vários aspectos importantes relacionados com
a qualidade cognitiva e social da educação. Ele afirma que o processo educacional, a
melhoria pedagógica e o compromisso social têm que caminhar junto, e que um bom
ensino da parte dos docentes não é sinônimo automático de boa aprendizagem por parte
dos alunos, ou seja, que há uma pressuposição equivocada de que uma boa pedagogia
se resume num bom ensino. De acordo com o autor é imprescindível melhorar
qualitativamente o ensino nas suas formas didáticas e na renovação e atualização constante
dos conteúdos. Ele define que educar não é apenas ensinar, mas criar situações de
aprendizagem nas quais todos os aprendentes possam despertar, mediante sua própria
experiência do conhecimento.
Este explica que a escola não deve ser concebida como simples agência repassadora
de conhecimentos prontos,mas como contexto e clima organizacional propício à iniciação
em vivências personalizadas do aprender a aprender. A flexibilidade é um aspecto cada
vez mais imprescindível de um conhecimento personalizado e de uma ética social
democrática.

O conhecimento virou tema obrigatório. Fala-se muito em sociedade do conhecimento
e agora também em sociedade aprendente. É importante saber decodificar criticamente
e encarar positivamente o desafio pedagógico expressado numa série de novas linguagens.
Toda educação implica em doses fortes de instrução, entendimento e manejo de
regras, e reconhecimento de saberes já acumulados pela humanidade. Embora importante
essa instrução não é o aspecto fundamental da educação, já que este reside nas vivências
personalizadas de aprendizagem que obedecem à coincidência básica entre processos
vitais e processos cognitivos.
No mundo atual, o aspecto instrucional da educação já não consegue dar conta da
profusão de conhecimentos disponíveis e emergentes mesmo em áreas específicas. Por
isso, esta não deveria preocupar-se tanto com a memorização dos saberes instrumentais,
privilegiando a capacidade de acessá-los, decodifica-los e maneja-los. O aspecto
instrucional deveria estar em função da emergência do aprender, ou seja, da morfogênese
personalizada do conhecimento. Isso pode ser ilustrado, por exemplo, com a visão da
memória como um processo dinâmico.
É preciso substituir a pedagogia das certezas e dos saberes pré-fixados por uma
pedagogia da pergunta, do melhoramento das perguntas e do acessamento de
informações. Em pedagogia da complexidade, que saiba trabalhar com conceitos
transversáteis, abertos para a surpresa e o imprevisto.
O reencantamento da educação requer a união entre sensibilidade social e eficiência
pedagógica. Portanto, o compromisso ético-político do/a educador/a deve manifestar-se
primordialmente na excelência pedagógica e na colaboração para uma lima esperança dor
no próprio contexto escolar.
Na segunda parte do livro ele fala da pós-modernidade e a globalização do mercado.
O objetivo desta reflexão é buscar a ponte entre pós-modernidade/pós-modernismo
e didática. O pós-moderno é uma certa valorização da razão lúdica. Por algo a teoria de
jogos é parte substancial da engenharia de sistemas cognitivos complexos. O pós-moderno
é também um convite a relaxar, a não se levar tão a sério.
O pós-modernismo é, sem dúvida a denúncia das fissuras da racionalidade moderna,
mas é também a tentativa de reintroduzir a lógica nebulosa nas práticas culturais.
O marco referencial do debate pós-modernista, embora importante, é insuficiente
para discutir e encarar os novos desafios da educação na situação pós-moderna. O debate
pós-modernista geralmente não consegue sair do meio-de-campo, confuso e embolado,
da crise das ciências humanas e sociais, onde o que mais se escuta são lamúrias nostálgicas
em relação a redenções falidas.
Em meio ao acirramento competitivo, planetariamente globalizado, a educação se
confronta como desafio de unir capacitação competente com formação humana solidária,
já que hoje a escola incompetente se revela como estruturalmente reacionária por mais
que veicule discursos progressistas. Juntar as duas tarefas – habilitação competente e
formação solidária – ficou sumamente difícil, porque a maioria das expectativas do meio
circundante (mercado competitivo) se volta quase exclusivamente para a demanda da
eficiência (capacidade competitiva).
Na terceira parte, ele discute as novas metáforas sobre o conhecimento e fala sobre
o final de um ciclo nas estratégias educacionais.
O ciclo que termina concentrou-se, por década, no aumento quantitativo da oferta
escolar. Escolas por todo lado, tendência à universalização do acesso à escola enquanto
espaço disponível. Nisso houve bastante êxito. A ênfase prioritária dessa fase (aumento
quantitativo) sobrevive, como um eco interpelativo, no mote: educação para todos. Mas
agora a ênfase se desloca do quantitativo para o qualitativo. Daí o exuberante discurso
sobre a qualidade, inscrito no que se passou a chamar nova estratégia educacional.
Permanece, por um lado, a preocupação por atender, em termos quantitativos, a
demanda reprimida ou nem se quer ativada. Diz-se, porem, que faltou, no ciclo anterior, o
vinculo dessa expansão escolar comas exigências de modernização do processo produtivo,
especialmente em dois aspectos: aquisição de um colchão básico de competências flexíveis
e multi-adaptáveis e concentração no eixo científico técnico, que se diz estar comandando
a dinâmica dos ajustes requeridos para o crescimento econômico. Passa-se, por isso, a
cobrar a ponte entre a escola e uma capacitação básica e flexível diante de um mercado
de trabalho cada vez mais exigente no que se refere à versatilidade adaptativa do
trabalhador e ao acompanhamento atualizado dos avanços científico-técnicos. Daí a ênfase
conjunta em cidadania e capacidade competitiva, qualidade e produtividade; em suma,
cidadania competitiva e criatividade produtiva. Não há como ignorar que, nessa proposta,
Na quarta parte ele discorre sobre a qualidade vista desde o pedagógico, afirmando
que no futuro ninguém sobreviverá, em meio à competitividade crescente do mercado,
sem uma educação fundamental que lhe entregue os instrumentos para a satisfação de
suas necessidades básicas de aprendizagem no que se refere às competências mínimas e
flexíveis. No fundo, é a isso que se refere à questão da qualidade. E é também para isso que
convergem os interesses, ainda incipientes e ambíguos, que setores do empresariado
começam a demonstrar numa verdadeira universalização da educação básica.
Enquanto já acontecem, inegavelmente, algumas manobras poderosas para instaurar
uma verdadeira cruzada em favor da educação pela/para a qualidade, e até se chega a
falar pomposamente em pedagogia da qualidade,muitos persistem em ignorar o fato, ou
o têm como insignificante, ou ainda o consideram um banal modismo passageiro.
As linguagens sobre qualidade funcionam, hoje, como território ocupado. Já não estão
livres e disponíveis para dizer com elas o que talvez desejassem. Muitos ainda não se
deram conta do fato de que o discurso sobre a qualidade se encontra, agora, aprisionado
dentro de um campo de significação bem determinado. E, pelo menos por algum tempo,
não será fácil arranca-lo de lá e liberta-lo para outros sentidos.
A referência central para conferir se um tipo de educação está atingindo níveis
aceitáveis de qualidade é obviamente o processo pedagógico em si mesmo. E o cerne do
processo pedagógico deve ser localizado nas experiências do prazer de estar conhecendo,
nas experiências de aprendizagem que são vividas como algo que faz sentido para as
pessoas envolvidas e é humanamente gostoso, embora possa implicar também árduos
esforços. Não basta melhorar a qualidade do ensino, a questão de fundo é melhorar a
qualidade das experiências de aprendizagem. Todos os aspectos irrecusáveis, assim como os há carregado de ambigüidade.
Neste sentido, para refletir sobre a qualidade
de um processo educativo, nossa atenção deveria voltar-se, antes de tudo, para o problema
seguinte: como criar melhores situações de aprendizagem, melhores contextos cognitivos,
melhor ecologia cognitiva e melhores interações geradoras da vibração bio-psico-energética
do sentir-se como alguém que está aprendendo.
Na quinta e última parte, o autor, relaciona a questão da cidadania com a exclusão
social. Ele diz que o maior desafio ético da atualidade e, neste sentido, o fato maior desse
nosso tempo é, sem dúvida, a presença de uma estarrecedora lógica da exclusão do
mundo de hoje. Grandes contingentes da população mundial passam ao rol de “massa
sobrante” e faltam as decisões políticas necessárias para uma efetiva dignificação de suas
vidas.
O fascínio e a manipulabilidade da linguagem sobre a cidadania faz com que ninguém
dê mostras de querer desistir dela. Por mais que se trivialize e banalize, continua inegavelmente
importante, embora o processo de expropriação dessa linguagem pelos setores mais
conservadores tenha avançado assustadoramente.
Cidadania não pode significar mera atribuição abstrata, ou apenas formalmente
jurídica, de um conjunto de direitos e deveres básicos, comuns a todos os integrantes de
uma nação, mas deve significar o acesso real, em juridicamente exigível, ao exercício
efetivo desses direitos e ao cumprimento desses deveres. Não há, pois, cidadania sem a
exigibilidade daquelas mediações históricas que lhe confira conteúdo no plano da satisfação
das necessidades e dos desejos, correspondentes àquela noção de dignidade humana
que seja estendível a todos num contexto histórico determinado.
A mediação histórica fundamental da cidadania básica é o acesso seguro aos meios
para uma existência humana digna. Daí a correlação estreita entre cidadania e trabalho
Para o trabalhador e seus dependentes, a cidadania se alicerça no direito ao trabalho.
Salta à vista que a questão do emprego, de todos os modos, permanece como um
dos elos básicos entre cidadania e lógica da exclusão.

CONCLUSÃO

O livro é um conjunto de reflexões integradas e direcionadas aos vários aspectos que
possam interferir na qualidade do processo educacional. O autor demonstra que está
havendo uma série de descobertas fascinantes acerca de como se dá a experiência do
conhecimento na vida das pessoas. Este fundamenta a convicção de que hoje estamos
em condições de entender melhor a relação indissolúvel entre processos vitais e processos
de conhecimento, não apenas no sentido do ditado “vivendo e aprendendo”, mas num
sentido mais profundo que nos leva a compreender que a própria vida se constitui
intrinsecamente mediante processos de aprendizagem.
Ao longo do livro, ASSMANN mostra-se que a complexidade deve transformar-se num
principio pedagógico pela simples razão de que, os docentes devem estar atentos às formas
complexas que assumem, na vida dos aprendentes, essa relação intrínseca entre os
processos vitais e processos do conhecimento. Nesta perspectiva acredita-se em reformas
curriculares no ensino universitário brasileiro, que efetivamente possam contribuir com a
formação de profissionais.

REFERÊNCIA
ASSMANN, H. Metáforas novas para reencontrar a Educação Epistemologia e Didática. 2ª edição – Editora
UNIMEP, 1998.ido de emprego justamente remunerado) na visão até hoje comum dessa temática.

Um comentário:

  1. GOSTEI MUITO DA RESENHA, ESTÁ BEM SINTETIZADA E DE FÁCIL COMPREENSÃO... ALÉM DE DESCREVER AS PARTES PRINCIPAIS DO LIVRO.. IRÁ ME AUXILIAR MUITO...

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