domingo, 11 de abril de 2010

O presidente da Polônia morre em acidente aéreo

Polônia inicia semana de luto por mortes em acidente aéreo

Homenagem a presidente morto: flores em frente ao Palácio Presidencial

Em meio a cerimônias religiosas e homenagens, a Polônia deu início neste domingo a uma semana de luto oficial pelo acidente aéreo que resultou na morte do presidente polonês, Lech Kaczynski, a primeira-dama e diversos membros do governo e da elite intelectual do país.

Oferendas de flores e mensagens de pêsames foram depositadas em igrejas de todo o país e um luto nacional de dois minutos foi observado ao meio-dia do horário local (7h em Brasília). Eventos esportivos e sociais foram cancelados.

O acidente com o Tupolev-154 ocorreu na manhã do sábado, quando o avião se preparava para pousar no aeroporto da cidade russa de Smolensk. A delegação era esperada para uma cerimônia em memória de mais de 20 mil poloneses que morreram nas mãos de forças russas na floresta de Katyn durante a Segunda Guerra Mundial.

Todas as 96 pessoas a bordo morreram, incluindo líderes militares e civis, parlamentares e figuras importantes da elite intelectual polonesa no campo da cultura e história.


Corpo de presidente e primeira-dama foi recebido em Varsóvia
Neste domingo, chegaram à capital polonesa, Varsóvia, os corpos do presidente e da primeira-dama.

A Rússia e a União Européia, que a Polônia integra, decretaram um dia de luto oficial.

"Estamos completamente devastados e chocados", disse à BBC o ministro polonês do Exterior, Radek Sikorski. "As pessoas estão indo à igreja, à missa, estão chorando."

Um porta-voz do governo da Polônia afirmou que, com a morte de Kaczynski, as eleições presidenciais serão antecipadas. De acordo com a Constituição polonesa, a data deve ser definida até o fim de junho.

O líder da Câmara Baixa do Parlamento polonês, Bronislaw Komorowski, assumiu interinamente o cargo deixado pelo seu antecessor.

"É o evento mais trágico na história da Polônia no pós-guerra", afirmou o premiê polonês, Donald Tusk, em uma declaração transmitida pela televisão.

"Hoje, diante deste drama, nossa nação permanece unida. Não há divisões entre esquerda e direita, diferenças políticas não interessam. Estamos juntos na tragédia."

Investigações

Executar com Real Media Player OU Windows Media Player
No sábado, o premiê polonês visitou o local do acidente junto com o premiê russo, Vladimir Putin, responsável pela investigação para determinar as causas do acidente.

As autoridades russas se comprometeram a dar total prioridade ao inquérito, que incluirá a formação de um comitê governamental.

Clique Leia também na BBC Brasil: Rússia inicia investigações sobre acidente que matou presidente polonês

O ministro russo de Emergências, Sergei Shoigu, disse que ambas as caixas-pretas do avião foram encontradas e estão sendo examinadas.

Testemunhas dizem ter visto o avião se aproximar da base aérea de Smolensk com a asa esquerda apontando para o chão. A aeronave bateu nas árvores e se chocou contra a montanha, espalhando destroços em uma grande área de floresta.

Ainda não se sabe se o incidente foi causado por falhas técnicas, humanas ou ambas. O avião, um Tupolev-154 com mais de 20 anos de uso, havia passado por manutenção recentemente e era considerado apto para voo.


Morte de presidente foi lamentada por políticos de todos os espectros
Controladores aéreos russos disseram que, por causa da névoa espessa que cobria o aeroporto de Smolensk no momento, instruíram os pilotos do avião a pousar em outro aeroporto, em Minsk, mas a sugestão foi ignorada.

O vice-comandante da Aeronáutica russa, general Alexander Alyoshin, disse que os controladores perceberam que a aeronave voava a uma altura muito baixa quando o avião estava a cerca de 1,5 km da base aérea.

"O controle instruiu a tripulação que retornasse ao voo horizontal. Quando isso não foi feito, eles os instruíram repetidas vezes a pousar em outro aeroporto", declarou o general.

"Apesar de tudo, a tripulação continuou sua descida. Infelizmente, isso terminou de maneira trágica."

Nenhum comentário:

Postar um comentário