terça-feira, 30 de novembro de 2010

Envolvido em escândalo, Ricardo Teixeira chega a Zurique em silêncio

Envolvido em escândalo, Ricardo Teixeira chega a Zurique em silêncio

Fábio de Mello Castanho
PUBLICIDADE


ZURIQUE - O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, chegou na manhã desta terça-feira a Zurique, na Suíça, por volta das 10h30 (7h30 de Brasília), e se esquivou de perguntas a respeito de acusações feitas pelo jornal suíço Tages-Anzeiger. Em conversa rápida com a reportagem do Terra no saguão do aeroporto de Zurique, o dirigente disse que não iria responder a nenhuma questão. Teixeira está na Suíça para participar do processo de escolha que definirá as sedes das Copas do Mundo de 2018 e 2022.

Na última segunda-feira, o jornal Tages-Anzeiger publicou que, além de Teixeira, Nicolás Leoz (presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol, Conmebol) e Issa Hayatou (presidente da Confederação Africana de Futebol, CAF) estariam envolvidos em uma lista secreta de pagamentos da agência de marketing ISMM/ISL. A empresa em questão faliu em 2001 em meio a polêmicas sobre subornos pagos em contratos de TV.

Em comunicado, a Fifa isentou os acusados e disse que o caso está encerrado desde que um tribunal do cantão suíço de Zug multou três executivos da agência em 2008. Oficialmente, a CBF também não se pronunciou sobre o caso.

Membro do comitê executivo da Fifa, e consequentemente com voto na escolha das sedes na próxima quinta-feira, Teixeira já havia sido ligado pelo jornal inglês Daily Mail a um suposto esquema de troca de votos entre Espanha/Portugal, candidata a 2018, e Catar, na briga por 2022.

Anteriormente a esta denúncia, dois dos membros do comitê - o nigeriano Amos Adamu e o taitiano Reynald Temarii - foram afastados da entidade depois de serem filmados enquanto supostamente pediam dinheiro em troca de apoio.

A apresentação das candidatas a sede terá início nesta quarta-feira com os países postulantes a 2018 (Portugal/Espanha, Rússia, Inglaterra e Holanda/Bélgica). Na quinta pela manhã, Catar, Austrália, Coreia do Sul e Estados Unidos mostram suas candidaturas para 2022 antes do anúncio oficial das duas sedes.

Tags: Fifa, subornos

Nenhum comentário:

Postar um comentário