quarta-feira, 28 de julho de 2010

Mineroduto vaza em rio e contaminação pode atingir 13 cidades de MG e ES

Duto que leva minério de ferro até o porto em Anchieta (ES) está furado
Do R7, com Rede Record em Minas

Um mineroduto da empresa Samarco vazou no rio São Sebastião, na altura da cidade de Espera Feliz, em Minas Gerais, no último domingo (25). Um furo no duto derramou minério de ferro na água, que está com uma coloração vermelha na região do município.

De acordo com a assessoria da mineradora, técnicos trabalham no local, nesta terça-feira (27), para resolver o problema. O rio São Sebastião abastece Espera Feliz. A prefeitura da cidade pediu aos moradores que economizem água e não utilizem o rio. Os produtores rurais da região foram instruídos a impedir os animais de beberam água dos rios São Sebastião, São João e Caparaó, que estão contaminados.

O mineroduto, que está com as atividades suspensas, transporta o minério de ferro das cidades mineiras de Ouro Preto e Mariana até o porto de Ubú, em Anchieta, no Espírito Santo. O volume do vazamento ainda não foi calculado, mas a Defesa Civil de Minas Gerais e Rio de Janeiro já estão em alerta.

A mancha de minério de ferro pode atingir 13 cidades em Minas Gerais e Espírito Santo. De acordo com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Espera Feliz, vários peixes já foram encontrados mortos no rio São Sebastião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário