segunda-feira, 5 de setembro de 2011


Inaugurada exposição “Mulheres na Coleção do Museu Histórico Nacional”


O Museu Histórico Nacional/Ibram/MinC inaugurou, nesta quinta-feira, 1º de setembro, a exposição Mulheres na coleção do Museu Histórico Nacional. A mostra fica em cartaz até 30 de outubro e é parte das comemorações da 5º Primavera de Museus, cujo tema este ano é “Mulheres, Museus e Memória”.

A exposição reúne 200 itens, entre os quais a escultura da deusa romana Minerva; iconografia e peças que pertenceram a princesas, imperatrizes e nobres; rocas e máquinas de costura, utilizadas por gerações de mulheres no sustento da família; fotografias de mulheres indígenas, indumentária e acessórios e medalhas com representações femininas.

Como parte da programação do MHN para a 5ª Primavera de Museus também será realizada, dia 21 de setembro, às 10h, a mesa redonda A Construção da Cidadania Feminina no Brasil, com a participação da jornalista Ana Arruda Callado; da delegada Célia Rosa Silva, da Delegacia Legal da Mulher; e da escritora Mary Del Priori. A entrada para o evento é gratuita e, em seguida, será feita visita mediada à exposição.

Na foto: Artista plástica, professora, jornalista e escritora, a carioca Sophia Jobim foi uma grande colecionadora de indumentária. Após a sua morte, em 1970, a família doou sua vasta e importante coleção ao Museu Histórico Nacional, inclusive esse quadro que a retrata, de 1959 (do acervo do Museu Histórico Nacional/Ibram/ MinC).

topo

Consultores locais dos Pontos de Memória reúnem-se em Brasília

O Instituto Brasileiro de Museus realizou, entre os dias 30 de agosto e 2 de setembro, o primeiro seminário de qualificação para consultores locais do Programa Pontos de Memória (saiba mais http://www.museus.gov.br/programa-pontos-de-memoria/). As reuniões de trabalho foram em Brasília e tiveram como objetivo tratar do inventário participativo e dos produtos de difusão a serem desenvolvidos até o fim deste ano.

As exposições e demais produtos de difusão estão previstos nos planos de ação de cada Ponto de Memória. Durante o seminário foram discutidas as concepções museológica e museográfica desses produtos. O seminário contou com apoio da equipe técnica de museólogos e arquitetos do Ibram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário