terça-feira, 3 de agosto de 2010

Prefeitura decreta situação de emergência em Espera Feliz devido rompimento de mineroduto



27/07/10 - 08h28m - Atualizado em 29/07/10 - 17h31m

Técnico encontra peixes mortos (Foto: O Tempo)
Técnico encontra peixes mortos (Foto: O Tempo)
A Prefeitura de Espera Feliz decretou situação de emergência por causa do vazamento de um mineroduto no rio São Sebastião, que abastece a cidade. O rompimento aconteceu no domingo (25) por volta de 01h a 10km do Centro. A empresa responsável descartou qualquer risco de contaminação da água, mas alguns peixes foram encontrados mortos.
Máquinas trabalham sem parar para tentar achar o ponto exato do vazamento. O mineroduto se rompeu na parte que passa debaixo do rio São Sebastião, responsável por 70% do abastecimento de água de Espera Feliz. Perto do local do acidente a água já voltou à cor natural, esverdeada.
A empresa Samarco Minerações, proprietária do mineroduto, desviou o curso do rio para evitar novos vazamentos, mas poucos quilômetros adiante o rio está marrom-avermelhado, onde peixes apareceram mortos.
O mineroduto dois da Samarco sai de Ouro Preto, na região central de Minas Gerais e percorre 398 quilômetros até chegar a Anchieta, na localidade de Ubu, no Espírito Santo. A tubulação tem 40 centímetros de diâmetro e transporta uma polpa formada por minério de ferro em pó, água, amido e cálcio. Os tubos vão ser usados para reparar a parte danificada. Segundo o gerente de mineroduto da Semarco, Carlos Amorin, a polpa do minério não é tóxica, mas a Prefeitura de Espera Feliz decidiu decretar situação de emergência.
No domingo (25), a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) cortou o fornecimento para os moradores, mas isto não teria chegado a provocar desabastecimento porque a quantidade armazenada seria suficiente.
Técnicos da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) chegaram ao final da tarde desta segunda-feira a Espera Feliz para avaliar a situação. Já a assessoria da Copasa informou que está fazendo diversas análises na qualidade da água para voltar a fazer a captação no manancial. Apesar de não ter ocorrido desabastecimento, a companhia pede à população para economizar água, até a normalização dos serviços na cidade.


Autor: Jornal de Muriaé
Fonte: Jornal de Muriaé

Nenhum comentário:

Postar um comentário